segunda-feira, 30 de junho de 2008

O SENADOR MENTIROSO.

Mentindo sobre as FARC Mercadante pego no pulo.
Desde a sua fundação até completar 15 anos, o PT fez questão de negar a existência do Foro de São Paulo, criado por Lula e Fidel Castro em 1990 e, quando as denúncias feitas pelo filósofo e jornalista Olavo de Carvalho começaram a ganhar maior amplitude e mais denunciantes, a medida que este partido encontrou foi retirar o site do ar. Durante muito tempo o PT brincou de gato e rato com os estudiosos do tema, exibindo e retirando o site do Foro, cujo endereço é este:
www.forosaopaulo.org.
Na solenidade de aniversário dos 15 anos, finalmente o presidente Lula admitiu não só a existência do Foro como também o sucesso que a organização havia obtido ao eleger 9 presidentes na América Latina. Mas ele falava para uma platéia selecionada de militantes de esquerda e não pensou que
tal discurso seria publicado, na íntegra, na página da Presidência da República. Lapso cometido, deveriam tocar a bola para a frente. Passaram a admitir que tal organização existe mas não com poder político e caráter deliberativo em todo o continente mas sim, como um “encontro de partidos de esquerda que se reunem para trocar idéias e informações, meramente consultivas”.
Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro pp., o PT realizou seu III Congresso Nacional e elaborou um vídeo institucional onde fala abertamente na existência do Foro de São Paulo sem, entretanto, citar quem são seus membros. Não vou me reportar a essa parte porque vários bons articulistas
já escreveram a esse respeito.
No auge da campanha do primeiro mandato de Lula em 2002, o então “assessor para a imprensa estrangeira”, Giancarlo Summa, afirmava com todas as letras e fingida convicção, que nem Lula nem o PT tinham qualquer relação com as FARC, e que o Foro de São e o PT “encontram-se para conversações em intervalos regulares”. Dito desta forma, o leigo vai acreditar piamente que esses encontros são tão singelos e edificantes quanto a encontros de turma de colégio para matar as saudades e atualizar as fofocas. Entretanto, a Resolução n.º 9 do X Encontro do Foro de São Paulo, ocorrido em Havana em 7 de dezembro de 2001, decide claramente:
Ratificar la legitimidad, justeza y necesidad de la lucha de las organizaciones colombianas y solidarizarnos con ellas”, resolução referente às narco-guerrilhas FARC e ELN que foi assinada por todos os partidos-membros, inclusive seu fundador, o PT.

Nenhum comentário: